Hospital de Guarnição de Santiago inicia serviço de telemedicina
O Hospital de Guarnição de Santiago (H Gu Santiago) agora conta com o Serviço de Telemedicina, conectando profissionais de saúde e pacientes em localidades distintas, através de videoconferência, dentro de uma sala virtual reservada para a assistência, permitindo o compartilhamento de documentos médicos, além de possibilitar o preenchimento do prontuário digital, atestados, encaminhamentos e receitas.
Para o usuário do H Gu Santiago utilizar o sistema de telemedicina é solicitado o agendamento para o especialista do hospital de referência que possui o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH). Após a marcação, o paciente deverá comparecer, no dia do agendamento, no consultório com sistema adaptado, para que, com o médico assistente, realize a consulta.
Nesse sistema, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores conectados à internet, levando a excelência do atendimento especializado presentes nas organizações militares de saúde de maior porte, às regiões e guarnições mais afastadas dos grandes centros, permitindo aos médicos a tomada de decisões com maior agilidade e precisão, agregando qualidade e velocidade na troca de conhecimento.
O H Gu Santiago atende nas especialidades de dermatologia e gastroenterologia. Os usuários podem realizar consultas por telemedicina nas especialidades de proctologia, ortopedia/traumatologia, cirurgião do aparelho digestivo, urologia, clínica médica, oftalmologia, dermatologia, neurocirurgia, cirurgia vascular, ginecologia, cirurgia geral, endocrinologia, geriatria, radiologia, cirurgião torácico, infectologia, otorrinolaringologista, reumatologista, mastologista, oncologia, hematologia, cardiologia, pediatria e psiquiatria.
O procedimento usado pelo Sistema de Saúde da Força Terrestre está sendo implementado gradativamente nas unidades de saúde. Além de trazer comodidade para o usuário, proporciona a redução dos custos relacionados aos encaminhamentos de pacientes para organizações civis de saúde e para profissionais de saúde autônomos, bem como o aumento da capacidade de atendimento e da produtividade interna das unidades.
Clique aqui para ver as imagens.