Histórico
A criação do Hospital de Guarnição de Santiago está ligada ao apoio de Saúde das Organizações Militares da então 1ª Divisão de Cavalaria, atual 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Santiago desde 1926.
A região abrangida pela 1ª Divisão de Cavalaria enfrentava diversos surtos, epidemias e infecções deixando, em algumas situações, vítimas fatais.
Decorrente da ausência de um nosocômio, os militares e seus dependentes necessitavam baixar nas instalações do Hospital de Caridade de Santiago, ou serem removidos para a cidade de Santa Maria.
Visando um melhor atendimento aos militares e familiares, o então Presidente da República, Exmº Sr Getúlio Vargas, através do Ministro da Guerra, Exmº Sr Gen Eurico Gaspar Dutra, criou, através do Decreto-Lei nº 6.090, de 10 de dezembro de 1943, o Hospital de Guarnição de Santiago. Ao ser criado, o Hospital não foi contemplado com sede própria, pois a cidade oferecia poucos prédios que poderiam abrigar um hospital. Além disso, Santiago estava sendo castigada com uma prolongada estiagem, fazendo com que as Organizações Militares daqui e da região sofressem em função do precário abastecimento de água e a proliferação de doenças. Após muitas sedes provisórias, instalou-se definitivamente em sua sede própria, à rua Bento Gonçalves, nº 2500, nesta cidade, em 10 de junho de 1959.
Começou a funcionar em um pavilhão de madeira que acolhia os portadores de doenças infecto-contagiosas, aprovisionamento e cozinha. Em 31 de outubro de 1959, inaugurou-se na nova sede o primeiro Pavilhão Técnico do Hospital, já em alvenaria e com a estrutura adequada para seu funcionamento. Em 1961, já estava funcionando integralmente em sua nova sede.
Ao longo do tempo, o Hospital de Guarnição de Santiago foi lutando contra as naturais dificuldades de instalação e de material, precárias na sua criação, mas que não foram empecilho para que se firmasse no conceito da família militar, na proporção em que se aparelhava e obtinha condições de melhor funcionamento.
Fiel aos princípios do Serviço de Saúde do Exército, mostrou-se, em todos estes anos, incansável em sua labuta cotidiana. Manteve-se sempre crescendo, graças à visão empreendedora de seus Diretores, ao apoio dos Chefes Militares, à dedicação dos militares e servidores civis que aqui deixaram sua contribuição e os que continuam a trabalhar para melhor atender a família militar e transformar este Hospital em referência.
Ao completar 69 anos, o Hospital de Guarnição de Santiago oferece serviços especializados, procurando atender ao cumprimento de sua missão, que é promover a saúde, melhorar a qualidade de vida dos usuários, pautado no princípio da medicina e odontologia preventiva. Além disso, está sempre em busca de investimentos para a melhoria do seu quadro de profissionais e de sua estrutura física.